O que é a TMS?
A TMS (Transcranial Magnetic Stimulation), ou Estimulação Magnética Transcraniana, é uma técnica avançada de estimulação cerebral que utiliza impulsos magnéticos para estimular a atividade do cérebro, na região do córtex pré-frontal.
O tratamento com TMS oferece uma solução para condições que não são adequadamente tratadas com terapias convencionais, como a depressão resistente, que permanece após o uso de antidepressivos e psicoterapia.
Como funciona?
As sessões de tratamento com TMS consistem na colocação de um dispositivo com uma bobina eletromagnética na cabeça do paciente, através do qual o paciente recebe impulsos magnéticos, que são enviados para áreas específicas do cérebro, relacionadas à condição a ser tratada. Esses impulsos ajudam a regular a atividade cerebral, oferecendo uma abordagem não invasiva e segura para o tratamento de condições neuropsiquiátricas.
Cada impulso produz um som semelhante ao de uma máquina de ressonância magnética e pode causar uma ligeira sensação de pressão, pelo que fornecemos tampões auriculares para garantir o conforto do doente. O tratamento não requer anestesia e os pacientes permanecem acordados durante cada sessão de cerca de 20 minutos.