Portugal é um dos países da Europa com maior número de dias de sol por ano. Nos últimos anos, com a subida das temperaturas à escala global, o número de mortos, devido ao calor excessivo, aumentou 53% nas pessoas com mais de 65 anos. O calor excessivo é mais grave nas pessoas idosas e nas crianças, os grupos etários mais vulneráveis, que fazem um esforço muito significativo para regular a sua temperatura corporal. A regulação térmica é exigente para o coração, que pode simplesmente chegar a um ponto de exaustão.
Desta forma e para algumas idades, é fundamental evitar a exposição solar entre as 10h e as 16h. Toda a população deve ter o cuidado de seguir medidas de proteção gerais, como usar chapéu, beber muita água e procurar as sombras. Devem, também, consumir alimentos ricos em água, como fruta ou saladas.
Se apresentar uma reação invulgar ao sol, como manchas vermelhas, prurido intenso, irritação e sensibilidade, sensação de queimadura e bolhas com líquido transparente no interior, deve procurar ajuda médica, pois pode tratar-se de uma alergia ao sol, que afeta, atualmente, cerca de 10% da população portuguesa.
Na Joaquim Chaves Saúde, encontra uma equipa clínica experiente em diversas áreas, para o acompanhar, caso necessite de apoio médico. No caso da especialidade de Dermatologia, esta encontra-se disponível na Clínica Cirúrgica de Carcavelos, Clínica de Cascais, Clínica de Entrecampos, Clínica de Miraflores e Clínica de Sintra.
Aproveite as férias, sempre em segurança!