Joaquim Chaves Saúde implementa algoritmo de IA para otimizar diagnósticos neurológicos

Nas nossas clínicas médicas, já está disponível uma nova tecnologia de Inteligência Artificial (IA), a AI-Rad Companion - Brain MR.

Este algoritmo inovador foi especialmente desenvolvido para ajudar na interpretação de exames de ressonância magnética (RM) cerebral, fornecendo uma análise quantitativa e detalhada das estruturas cerebrais, ao longo do tempo. 

 

Como funciona este algoritmo?

A AI-Rad Companion - Brain MR realiza uma segmentação detalhada das imagens de RM do cérebro, quantificando, automaticamente   , as alterações morfológicas, comparando os resultados obtidos com resultados de exames similares de uma população saudável, com as mesmas características.  Esta análise quantitativa permite recolher  informações objetivas e minimizar a subjetividade na interpretação dos resultados, que, até então, era realizada por experiência do clínico/médico. 

 

Quais os benefícios no diagnóstico e acompanhamento?

Demências: o algoritmo mede e compara as alterações ao longo do tempo, permitindo acompanhar a progressão da atrofia cerebral  de forma precisa. Por exemplo, ao comparar exames sequenciais, como no caso de um diagnóstico inicial e uma nova avaliação seis meses depois;

Esclerose Múltipla: uma das maiores dificuldades no tratamento   de esclerose múltipla é avaliar, com precisão, a progressão das lesões. O algoritmo vem, então, ajudar a quantificar e caracterizar as lesões da substância branca, permitindo uma análise objetiva, que apoia a decisão terapêutica. 

 

Quais as vantagens deste algoritmo?

Com os novos desenvolvimentos tecnológicas na área da RM, esta técnica tem-se tornado mais acessível e mais completa, exigindo cada vez mais tempo na interpretação dos seus dados.  Neste sentido, a IA vem ajudar a otimizar este processo, aumentando a precisão e diminuindo o tempo necessário para a interpretação de exames complexos, reduzindo, em paralelo, o risco de erro humano.

Esta tecnologia tem como objetivo apoiar  os profissionais de saúde, oferecendo-lhes uma ferramenta eficaz para diagnósticos mais rápidos e assertivos.

Através de uma interface intuitiva, a AI-Rad Companion - Brain MR permite um fluxo de trabalho eficiente ao segmentar, destacar e reportar automaticamente as alterações detetadas nas imagens de RM. 

 

Em que casos é útil?

Entre as patologias que beneficiam deste algoritmo estão:
• Doença de Alzheimer;
• Demência Frontotemporal;
• Défice e Cognitivo Ligeiro;
• Esclerose Múltipla. 

 

Este investimento em IA é mais um reflexo da contínua aposta da Joaquim Chaves Saúde nas tecnologias de última geração, com o intuito de melhorar o serviço disponibilizado a todos os clientes, otimizando a capacidade de resposta  dos profissionais de saúde.

Neste momento, a AI-Rad Companion - Brain MR já está disponível nas nossas Clínicas de Miraflores, Cascais e Sintra, onde dispomos de equipamento de ressonância magnética  .

Partilhar